A Sopa de letrinhas da Nikon

Oi Pessoal,

Navegando no Clube FotoRio, o colega Adriano Cardozo (Obrigado 🙂 ) postou sobre a sopa de letrinhas da Nikon eu havia postado anteriormente porém em ingles, e o postado por ele foi extraido do site da Nikon no Brasil, aproveitei entrei no site e copiei tb 🙂

E aqui está o post do site da Nikon Brasil!

letras

ED: Extra-Low Dispersion glass
Vidro de alta qualidade que corrige a aberração cromática, um tipo de distorção de imagem e cor que ocorre quando os raios de luz de varios comprimentos de ondas passa através do vidro ótico e não converge ou entram em foco no mesmo ponto. As lentes Nikkor com vidro ED proporcionam recorte e contraste superiors, até mesmo na abertura máxima de diafragma. Super ED é um novo tipo de vidro que é usado junto com o ED em algumas lentes para diminuir ainda mais a aberração cromática.

D: Distance
As lentes D-type AF-Nikkor informam a distância entre objeto-câmera para as SLR que tem as funções  3D Color Matrix Metering, 3D Matrix Metering, e 3D Multi-Sensor Balanced Fill-Flash.

G
A lente não tem anel de controle de aberturas e é própria para uso com câmeras que permitam o controle de aberturas no próprio corpo. As lentes G também informam a distância do assunto focalizado (D) para a camera.
AI-P: Lente Nikkor de foco manual com CPU incorporada, que transmite dados para os sistemas de medição da câmera.

IF: Internal Focus
O foco é feito sem que o comprimento da lente seja alterado e também sem girar seus elementos, o que causaria problemas ao usar filtros cujo efeito pode mudar conforme a sua posição, como os polarizadores.

AF-S: Autofocus Silent
O foco é conduzido por um motor “Silent Wave” na lente ao invés do motor na câmera. Lentes AF-S fazem o foco mais rapido do que as  AF-Nikkors e em quase complete silêncio. Lentes AF-S com uma designação “II” são mais leves e geralmente mais compactas que suas predecessoras equivalentes.

DC: Defocus Control
É um tipo de lente que permite ao fotógrafo controlar o grau de aberração esférica no fundo ou à frente do assunto apenas girando o anel DC. Isto vai criar uma área circular de desfoque que é ideal para fotografia de retratos. Com o controle DC na posição zero, uma lente DC atua como uma lente convencional, com o mesmo comprimento e abertura máxima de diafragma.

CRC: Close Range Correction
Aumenta a qualidade da imagem em pequenas distâncias de foco. Os elementos da lente são arranjados em um design baseado no ‘elemento flutuante’ em que cada grupo de lentes move-se independentemente para fazer o foco. Isso confere uma performance superior da lente em fotografia à curta distância.

PC: Perspective Control
Lente cujo eixo lateral pode ser alterado em relação ao plano do sensor/filme, permitindo o reposicionamento da câmera para reduzir a convergência das linhas verticais em fotografias de arquitetura.

ASP: Aspherical lens elements
Lentes Asféricas minimizam a coma e outros tipos de aberração da lente, mesmo quando usa na maior abertura de diafragma. Elas são particularmente úteis na correção de distorções em grande-angulares are particularly useful in correcting distortion in wide-angle lenses and help contribute to a lighter, more compact design by reducing the number of standard (spherical) elements necessary.

N – Nano Crystal Coat
Nano Crystal  é um tratamento na superfície das lentes, um revestimento que, em comparação com lentes comuns, produz uma sensível redução da reflexão da luz que incide perpendicularmente ao eixo. Além disso, o Nano Crystal reduz o efeito fantasma e as as perdas causadas pelo flare – problemas difíceis de contornar com os revestimentos convencionais.

RF: Rear Focusing
Sistema em que somente o grupo ótico traseiro da lente se moveimenta para atingir o foco. Este sistema faz o foco automático mais rápido e suave.

VR: Vibration Reduction
Uma inovação ótica que minimize o borrado da imagem causado pela tremura da camera e proporciona o mesmo efeito que se fosse feita 3 pontos a mais de velocidade. A versão VRII pode equivaler até 4 pontos. O VR está disponível apenas em algumas lentes Nikon específicas.

M/A
É um  modo de foco disponível em algumas lentes AF-Nikkor que permitem mudar de foco automático para manual sem perda de tempo, simplesmente girando o anel de foco.

DX
A lente é específicamente desenhada para ser usada com as câmeras SLR digitais da Nikon. Ela produz um círculo de imagem menor para uma cobertura mais eficiente do sensor – que é menor que um fotograma de filme 135.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.